domingo, 12 de dezembro de 2010
Locais do Bullying
ESCOLAS:
Em escolas, o bullying geralmente ocorre em áreas com supervisão adulta mínima ou inexistente, pode acontecer em praticamente qualquer parte, dentro ou fora do prédio da escola, coonsequentes de alterações no comportamento e em casos extremos dos pertences da vítima.
TRABALHO:
Uma espécie de bullying adulto, que é descrito pelo Congresso Sindical do Reino Unido como: "Um problema sério que muito frequentemente as pessoas pensam que seja apenas um problema ocasional entre indivíduos. Mas o bullying é mais do que um ataque ocasional de raiva ou briga. É uma intimidação regular e persistente que solapa a integridade e confiança da vítima do bully. E é frequentemente aceita ou mesmo encorajada como parte da cultura da organização".
VIZINHANÇA:
Toma a forma de intimidação por comportamento inconveniente, como barulho excessivo para perturbar o sono e os padrões de vida normais ou fazer queixa às autoridades por incidentes menores ou forjados.
POLÍTICA:
O bullying entre países ocorre quando um país decide impôr sua vontade a outro. Isto é feito normalmente com o uso de força militar, a ameaça de que ajuda e doações não serão entregues a um país menor ou não permitir que o país menor se associe a uma organização de comércio.
Miley Cyrus e o bullying
Miley Cyrus é um exemplo dentre tantos famosos que nunca negou ter sofrido bullying:
“Elas eram bem maiores e duronas, e eu era magrela e pequena. Se quisessem, poderiam me machucar de verdade”, disse.
Para se ter uma ideia, Miley já foi trancada no armário durante a aula. “Elas me prenderam lá e fiquei batendo na porta até machucar meus pulsos. Ninguém veio”, escreveu a cantora em seu livro “Miley Cyrus: Miles To Go”, em português “Hannah Montana e Eu”. “Fiquei mais ou menos uma hora presa, esperando alguém me ajudar, e pensando o quanto minha vida estava arruinada.” Que triste! O pior foi quando esse grupo quis brigar com a estrela da música “Who Owns My Heart?”. “Parecia que a “Operação Faça a Miley Miserável” escalou para um nível acima”, ela recorda. “Certo dia, no intervalo, três garotas ficaram em volta de mim. Meu estômago fez até barulho. Eu segurei meu sanduíche de queijo como se fosse a mão da minha melhor amiga. Basicamente, (o sanduíche) era meu melhor amigo naquela época”, brinca. E o drama do intervalo ficou pior. “Elas ficaram me zoando e pedindo para me levantar. Fiquei sentada, congelada. Não sabia o que fazer”, conta. “Finalmente, não pude mais agüentar. Não sou uma pessoa de recuar assim. O que elas poderiam fazer comigo? Tinha um monte de gente em volta. Eu era um palmo menor que elas, mas me levantei e disse, "Qual é o problema de vocês? Já fiz alguma coisa de errado?" Por sorte, a diretoria interveio antes que a briga explodisse. Mas o incidente deixou marcas doloridas em Miley. “O pessoal da minha sala falava “seu pai é artista de apenas um sucesso. Você nunca vai conseguir nada – como ele”, escreveu Miley em seu livro. Só que, como todas as fãs de Miley sabem, a garota sem amigos riu por último. A vida dela mudou instantaneamente assim que se tornou a protagonista do seriado Hannah Montana, da Disney. Mesmo assim, Miley disse que ainda se lembra de suas raízes. “Não esqueço o que passei. Havia uma razão. Levei aquela garota comigo, e ela me faz lembrar a ter compaixão. Não guardar rancor. E ser solidária. Estar presente quando sei que precisam de mim.''
sábado, 11 de dezembro de 2010
Características de uma vítima de bullying
Como eu disse no post anterior o intuito do bullying é intimidar e agredir pessoas que são incapazes de se defender, que geralmente manifestam reações contrárias as devidas. As vítimas geralmente têm algum aspecto que o diferencia dos demais, seja, inteligência acima dos outros, estilo de roupa, modo de andar, penteado ou até mesmo o modo de falar, classe social, etc.
Os bullies (quem prática o bullying) geralmente atacam fazem vítimas por se acharem superior de algum modo. A vítima tenta disfarçar e negar as evidências, que por vezes consegue. Quando o caso é mais grave e o agressor tenta extorquir dinheiro à vítima, torna-se mais fácil perceber que a criança/adolescente está a ser vítima de bullying, porque ela começa a pedir mais dinheiro aos pais ou é apanhada a roubar, mas mesmo assim, muitas vezes, os familiares só percebem que têm uma vítima de bullying em casa quando encontram marcas de agressão, pertences vandalizados e/ou roupa rasgada.
Ser novato na turma, tímido, introvertido, ter poucos amigos, ser muito protegido pelos pais, ser de uma diferente religião, muito magro/gordo, ter opiniões diferentes da maioria, por exemplo influencia a uma criança ou adolescente a se tornar vítima de bullying.
Bullying
Bullying é um termo sem tradução que descreve atos violentos tanto fisicamente, como psicologicamente, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com um único objetivo, intimidar outro alguém incapaz de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
Essa é uma breve introdução, eu espero conscientizar muitos e muitos bullies do mal que fazem com esse blog.
Obrigada, sem mais.
Assinar:
Postagens (Atom)